Logo Dr Caio Focassio-01

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Doenças Arteriais

Doenças Venosas

A presença de trombos (coágulos) dentro das veias do sistema venoso profundo (veias localizadas nos planos musculares) é chamada trombose venosa profunda (TVP).

Em mais de 90% das vezes, as veias dos membros inferiores são acometidas. As principais causas são a imobilização (qualquer condição que impeça a caminhada normal como o uso de gesso, pacientes acamados ou no pós-operatório de grandes cirurgias ou de cirurgias ortopédicas), uso de hormônios femininos (anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal) principalmente quando associados ao cigarro, neoplasias (tumores malignos) e trombofilias (“defeitos” nos sistema de coagulação que leva a um estado de hipercoagulabilidade).

Seus sintomas podem variar desde ausência de sinais e sintomas até quadros de inchaço pronunciado do membro acometido, dor, aumento da temperatura e arroxeamento da pele.

Sua complicação mais temida é a embolia pulmonar (EP) que consiste na migração de parte ou de todo o trombo pela corrente sanguínea, terminando por alcançar a circulação pulmonar, condição que pode ser fatal ou resultar em quadros gravíssimos.

O tratamento consiste na administração de anticoagulantes (inicialmente através de injeções e posteriormente por comprimidos) que devem ser mantidos de 3 a 6 meses ou indefinidamente, dependendo de cada caso. Este tratamento é bastante efetivo e seguro.

No entanto, em alguns casos pontuais, pode não haver uma resposta satisfatória ao tratamento instituído ou, ainda, cursar com piora do quadro. Para essas situações – que felizmente constituem minoria – existem opções de tratamento endovascular que dissolvem rapidamente os coágulos. Isto pode ser obtido através da inserção de um cateter no vaso acometido por onde são injetados medicamentos que dissolvem o coágulo.

Entre em Contato!

Mensagem enviada com sucesso!

vascular@drcaio.com.br

Rua Conselheiro Brotero, 1539 - 10º andar - Cj. 101
Santa Cecília - São Paulo/SP - CEP 01232-011

(11) 3667-2627 / 3505-6555
Hospitais em que o Dr. Caio compõe o corpo clínico:
hospitais-dr-caio
Dr. Caio Focassio - Cirurgião Vascular CRM 95005.
© 2017. Todos os direitos reservados.
Top