Logo Dr Caio Focassio-01

Embolia Pulmonar

Doenças Arteriais

Doenças Venosas

É a obstrução da circulação pulmonar por algum material (na maioria das vezes por coágulos, também chamados de trombos).

Na maior parte dos casos, o coágulo presente nas veias dos membros inferiores (ver TVP) pode se desprender e “viajar” pelos vasos sanguíneos, terminando na circulação pulmonar.

Dependendo do tamanho e quantidade dos êmbolos (quando o trombo atinge um órgão passa a ser chamado de êmbolo) pode causar sintomas leves ou até mesmo quadros gravíssimos e morte súbita.

Isso se deve porque a obstrução das artérias pulmonares não permite a oxigenação do sangue além de sobrecarregar o trabalho do coração.

Estima-se que 600 mil novos casos de embolia pulmonar ocorram por ano, apenas nos Estados Unidos da América. Destes, 200 mil pacientes morrem em decorrência da embolia. Dos que sobrevivem, um parte desenvolve hipertensão pulmonar como sequela da doença.

O tratamento da embolia pulmonar consiste na administração de anticoagulantes. No entanto, nos casos mais graves, se faz necessária a dissolução dos coágulos.

Isso pode ser obtido através dos trombolíticos (medicamentos que dissolvem os coágulos) que apresentam resultados melhores quando combinados com métodos que fragmentam e aspiram os trombos.

Entre em Contato!

Mensagem enviada com sucesso!

vascular@drcaio.com.br

Rua Conselheiro Brotero, 1539 - 10º andar - Cj. 101
Santa Cecília - São Paulo/SP - CEP 01232-011

(11) 3667-2627 / 3505-6555
Hospitais em que o Dr. Caio compõe o corpo clínico:
hospitais-dr-caio
Dr. Caio Focassio - Cirurgião Vascular CRM 95005.
© 2017. Todos os direitos reservados.
Top