Logo Dr Caio Focassio-01

Gangrena de Parte do Pé

Doenças Arteriais

Doenças Venosas

O tratamento pode ser clínico (nas fases iniciais), cirúrgico ou endovascular. Cabe lembrar que o tratamento cirúrgico convencional quanto o endovascular só são indicados nas fase mais avançadas quando o paciente apresenta dor isquêmica (por falta de sangue oxigenado) mesmo no repouso ou quando desenvolve lesões como úlceras ou gangrenas.

O tratamento clínico baseia-se no controle dos fatores de risco (descritos acima), programa de exercícios (caminhada), cuidados com os pés e medicações vasodilatadoras.

A cirurgia convencional (aberta) é feita através da confecção de “pontes” que desviam o fluxo sanguíneo na área obstruída.

O tratamento endovascular consiste na dilatação dos segmentos estreitados ou mesmo ocluídos e pode ser complementado pelo implante de stents (malha metálica tubular), dependendo do caso.

As vantagens deste método em relação à cirurgia aberta são: evitar incisões longas que podem complicar com isquemia das bordas e infecções, menor risco de lesão de estruturas adjacentes que são manipulados no acesso cirúrgico para confecção da ponte, menor tempo cirúrgico, possibilidade de realizar todo o procedimento com anestesia local evitando anestesia geral ou intradural prolongada, não necessidade de veia de calibre e comprimento adequado para servir de conduto arterial.

O pós-operatório é significativamente mais confortável para o paciente já que a agressão cirúrgica e anestésica é consideravelmente menor e praticamente indolor em relação ao procedimento em si, podendo ser liberado para deambular no dia seguinte, dependendo das condições pré-operatórias de cada paciente.

Entre em Contato!

Mensagem enviada com sucesso!

vascular@drcaio.com.br

Rua Conselheiro Brotero, 1539 - 10º andar - Cj. 101
Santa Cecília - São Paulo/SP - CEP 01232-011

(11) 3667-2627 / 3505-6555
Hospitais em que o Dr. Caio compõe o corpo clínico:
hospitais-dr-caio
Dr. Caio Focassio - Cirurgião Vascular CRM 95005.
© 2017. Todos os direitos reservados.
Top