Logo Dr Caio Focassio-01

Dissecção de Aorta

Doenças Arteriais

Doenças Venosas

É a separação das camadas da parede arterial desencadeada, geralmente, por uma crise de pressão alta. Com isso, surgem dois compartimentos dentro do vaso sanguíneo, sendo uma a verdadeira e outra a falsa (criada por entre as camadas da parede do vaso).

São relatados cerca de 2000 casos novos por anos nos Estados Unidos da América, representando aproximadamente 1 internação para cada 3 mil. Os homens são acometidos com mais frequência que as mulheres na proporção de 2-3 para 1. É mais frequente sobretudo na 7a década de vida.

Considera-se uma urgência médica pois apresenta taxas de mortalidade crescente quando não tratado adequadamente.

O sintoma mais frequente é a dor, geralmente súbita, intensa, progressiva, localizada no tórax ou no dorso, acompanhado de sudorese, náuseas ou vômitos. Invariavelmente, a pressão arterial encontra-se em níveis muito altos.

Existem diversos exames que podem auxiliar no diagnóstico da dissecção aórtica, porém o mais utilizado é a angiotomografia.

O tratamento inicial deve controlar os níveis pressóricos, sedar a dor e controlar a força de contração e ejeção do coração através de medicamentos.

A cirurgia na fase aguda é reservada para um tipo específico de dissecção (que acomete a porção inicial da aorta, logo na saída do coração) ou para os casos em que houve complicações.

Com o tempo, pode haver dilatação da área acometida pela dissecção, situação na qual pode haver necessidade de cirurgia dependendo do tamanho e local da dissecção.

A cirurgia é realizada, sempre que possível, por técnica endovascular pois resulta em menores taxas de complicações do que a cirurgia aberta.

Entre em Contato!

Mensagem enviada com sucesso!

vascular@drcaio.com.br

Rua Conselheiro Brotero, 1539 - 10º andar - Cj. 101
Santa Cecília - São Paulo/SP - CEP 01232-011

(11) 3667-2627 / 3505-6555
Hospitais em que o Dr. Caio compõe o corpo clínico:
hospitais-dr-caio
Dr. Caio Focassio - Cirurgião Vascular CRM 95005.
© 2017. Todos os direitos reservados.
Top